Home Destaque RenovaBio: Usina Vale do Paraná é certificada
Destaque

RenovaBio: Usina Vale do Paraná é certificada

Compartilhar

A Vale do Paraná, do grupo guatemalteco Pantaleon, é a segunda usina a obter certificação na Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) com 100% das áreas elegíveis no programa.

A unidade recebeu o reconhecimento em 18 de novembro pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Agora, a usina já está apta a emitir e comercializar os créditos de descarbonização (CBios) a partir de janeiro.

Inaugurada em 2008, a usina está localizada em Suzanápolis, no interior paulista, e em março deste ano preparou a auditoria de seus processos agroindustriais. Em junho, a unidade foi a primeira do setor sucroenergético a colocar em consulta pública seus dados para receber a certificação.

O RenovaBio é uma política nacional que tem como finalidade traçar um método conjunto para reconhecer o papel estratégico de todos os tipos de biocombustíveis na matriz energética brasileira, tanto para a segurança energética quanto para a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE).

Diferentemente de medidas tradicionais, o RenovaBio não propõe a criação de imposto sobre carbono, subsídios, crédito presumido ou mandatos volumétricos de adição de biocombustíveis a combustíveis e o objetivo da comercialização dos CBios é compensar a venda de combustíveis fósseis e poluentes.

“Para a Vale do Paraná é de suma importância ter obtido esta certificação que está de acordo com a filosofia de sustentabilidade que tem sido a essência de nossos patrocinadores por mais de 170 anos”, disse Alberto Otoya, diretor da usina Vale do Paraná.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...

Últimas NotíciasDestaque

BP vende negócios de postos de combustíveis na Holanda para Catom

A BP venderá seus negócios de postos de combustíveis e conveniência na...