Home Destaque RenovaBio: Usina Vale do Paraná é certificada
Destaque

RenovaBio: Usina Vale do Paraná é certificada

Compartilhar

A Vale do Paraná, do grupo guatemalteco Pantaleon, é a segunda usina a obter certificação na Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) com 100% das áreas elegíveis no programa.

A unidade recebeu o reconhecimento em 18 de novembro pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Agora, a usina já está apta a emitir e comercializar os créditos de descarbonização (CBios) a partir de janeiro.

Inaugurada em 2008, a usina está localizada em Suzanápolis, no interior paulista, e em março deste ano preparou a auditoria de seus processos agroindustriais. Em junho, a unidade foi a primeira do setor sucroenergético a colocar em consulta pública seus dados para receber a certificação.

O RenovaBio é uma política nacional que tem como finalidade traçar um método conjunto para reconhecer o papel estratégico de todos os tipos de biocombustíveis na matriz energética brasileira, tanto para a segurança energética quanto para a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE).

Diferentemente de medidas tradicionais, o RenovaBio não propõe a criação de imposto sobre carbono, subsídios, crédito presumido ou mandatos volumétricos de adição de biocombustíveis a combustíveis e o objetivo da comercialização dos CBios é compensar a venda de combustíveis fósseis e poluentes.

“Para a Vale do Paraná é de suma importância ter obtido esta certificação que está de acordo com a filosofia de sustentabilidade que tem sido a essência de nossos patrocinadores por mais de 170 anos”, disse Alberto Otoya, diretor da usina Vale do Paraná.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

UNICA e ORPLANA fecham acordo e avançam na reformulação do CONSECANA-SP

A UNICA (União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia) e a ORPLANA...

Últimas NotíciasDestaque

BNDES aprova R$ 244,9 milhões para planta de biometano da bp bioenergy a partir de vinhaça em Goiás

Projeto em unidade da Tropical Biogás, em Edéia (GO), reforça economia circular...

DestaqueÚltimas Notícias

Cocal, Siemens Brasil e GIZ avançam em estudos para produção de hidrogênio verde em usina de etanol

Estudos de viabilidade serão produzidos no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o...

Usina Coruripe
DestaqueÚltimas Notícias

Usina Coruripe obtém financiamento internacional de R$ 530 milhões

Operação financeira está vinculada ao cultivo de cana-de-açúcar em áreas certificadas A...