Home Sem categoria Usina de etanol de milho deve absorver 720 mil toneladas do cereal por ano
Sem categoria

Usina de etanol de milho deve absorver 720 mil toneladas do cereal por ano

Compartilhar

A construção de uma usina de etanol de milho que estava prevista para Nova Mutum no Mato Grosso está mesmo confirmada. Em meio às incertezas após o governo do estado instaurar o Fethab sobre o milho e a possibilidade de cobrança do imposto também sobre o cereal que circula dentro do MT, o Diretor-Presidente da O Participações, Ramiro Azambuja, reiterou o compromisso para a construção da instalação.

Segundo Azambuja, o projeto para a usina de Nova Mutum está bastante adiantado, com os trabalhos de terraplanagem sendo finalizados e 70% de toda a estrutura já comprada pelo grupo. A previsão de inauguração é o segundo semestre de 2020, na planta que deve consumir 2 mil toneladas de milho por dia, 720 mil a cada ano.

“O nosso produtor não tinha para quem vender e o milho do Mato Grosso se tornou o mais barato do mundo. Tentamos encontrar soluções para escoar essa produção e isso dá uma luz no fim do túnel para o produtor rural. O estado é um grande produtor de milho e tem capacidade gigante para aumentar a sua área desde que haja oferta para compra”, aponta

De acordo com o presidente, uma tonelada de milho in natura é vendida hoje por cerca de R$ 360,00, mas pode saltar para R$ 1.100,00 após o processo de industrialização na usina, o que seria um acréscimo de aproximadamente 200% no valor agregado.

Diante de todos esses números, a O Participações espera inclusive ampliar os investimentos no estado e já estuda a construção de novas usinas em outros municípios mato-grossenses. Conforme aponta Azambuja, apenas a unidade de Nova Mutum deve gerar para os cofres estaduais 60 milhões de reais em ICMS.

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...