Conecte-se conosco
 

Usinas

Usina Ipiranga inicia colheita de cana em nova unidade em Minas Gerais

Publicado

em

O grupo Ipiranga Agroindustrial, no inicio da semana passada, deu início a colheita da cana-de-açúcar para sua nova unidade de Minas Gerais, fruto do arrendamento do parque industrial da Usina Açucareira Passos, da Itaiquara Alimentos.

A expectativa da Ipiranga, que tem outras usinas no Estado de São Paulo, é que o corte da cana em Minas tenha duração de dois meses, com 100% de destinação para a produção de açúcar.

O arrendamento do parque industrial da Itaiquara Alimentos e uma área de 15 mil hectares de lavouras foi concluído em março deste ano. Nos cinco primeiros meses à frente da antiga Usina Açucareira Passos, a Ipiranga investiu na reforma do parque industrial, priorizando a fábrica de açúcar, e na recuperação e compra de maquinários, além da preservação de empregos.

De acordo com o gerente de Serviços Compartilhados do Grupo Ipiranga, Guilherme de Andrade Tittoto, em entrevista ao jornal Folha da Manhã, 8 mil hectares possuíam cana em condições de corte e devem ser colhidos até o final de setembro.

A estimativa é de processar 250 mil toneladas e alcançar, aproximadamente, 30 toneladas de açúcar, cujo destino é a Copersucar S/A.

A maior parte dos canaviais arrendados estão localizados em Passos, mas há também lavouras nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Delfinópolis. A empreitada conta com cerca de 230 implementos agrícolas e outros 180 equipamentos da frota motorizada, sendo que 18% são novos e o restante passou por reformas.

Desde que assumiu o arrendamento da Itaiquara, o Grupo Ipiranga contratou 750 funcionários e 30 temporários para a atual safra, sendo 170 na indústria, 35 no setor administrativo e outros 575 para trabalhar na área agrícola entre os diversos cargos contratados. 

“Ao concluir a safra, estudamos desenvolver cursos para a capacitação de profissionais para o setor sucroenergético, como mecânicos agrícolas, operadores de máquinas e afins. Manteremos os investimentos para ampliação da produção a partir de 2022”, disse ao jornal Folha da Manhã, Tittoto.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade