Home Sem categoria Usina São Francisco e Native recebem a certificação Renovabio
Sem categoria

Usina São Francisco e Native recebem a certificação Renovabio

Compartilhar

A Usina São Francisco (UFRA), que produz o açúcar e álcool orgânicos da marca Native, acaba de ser reconhecida como produtora de biocombustíveis com a certificação Renovabio – concedida pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). A certificação reconhece que a usina contribui com a mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE) e pode receber 55.655 Créditos de Descarbonização (CBIOs) para comercialização em bolsa durante 3 anos, a contar da data de emissão do certificado.

Durante o processo de avaliação, o produtor recebe uma nota inversamente proporcional à intensidade de carbono do biocombustível produzido (Nota de Eficiência Energético-Ambiental). Entre todas as 220 usinas certificadas que produzem etanol a partir da cana-de-açúcar, a UFRA recebeu a maior nota de eficiência energética (71,6). Além da nota, o processo de certificação da produção de biocombustíveis leva em conta a origem da biomassa energética matéria-prima do biocombustível.

A Usina São Francisco – que produziu, na safra de 19/20, 100.725 toneladas de açúcar e 54.650.000 litros de etanol – é autossuficiente na produção de energia elétrica a partir da combustão do bagaço da cana e possui capacidade para gerar 218 GWh por ano. Caldeiras de alta eficiência garantem a queima limpa dessa biomassa, sem emissão de enxofre. O vapor produzido por elas movimenta um turbo gerador que converte o gás em energia elétrica suficiente para atender todas as necessidades da unidade fabril, além de um excedente de 146 GWh/ano para ser comercializado – equivalente ao consumo de uma cidade com 476 mil habitantes.

O sistema de cogeração de energia elétrica, a partir da combustão do bagaço da cana (combustível oriundo da biomassa) é neutro em emissão de gases do efeito estufa, em oposição à geração de energia em termelétricas movidas por combustíveis fósseis – altamente emissoras.

O reconhecimento vem de encontro com a nossa política de sustentabilidade, indicando que produzimos biocombustível limpo, renovável e sem agredir o meio ambiente, além de mostrar que investimos em boas práticas de produção e tecnologias mais eficientes para ampliar a produtividade e reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa.

A certificação Renovabio busca incentivar o aumento da produção e da participação de biocombustíveis na matriz energética de transportes do país. Em razão dos benefícios ambientais gerados, a iniciativa contribui para honrar os compromissos determinados pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...