Home Últimas Notícias Veja quem são 10 grupos do setor sucroenergético que mais moeram cana na safra 2022/23
Últimas NotíciasUsinas

Veja quem são 10 grupos do setor sucroenergético que mais moeram cana na safra 2022/23

Bioparque Caarapó é uma das quatro unidades da Raízen no MS (Foto: Divulgação)
Compartilhar

Depois da seca severa que assolou a safra de cana-de-açúcar 2021/22, o setor sucroenergético teve uma recuperação de quase 5% na safra 22/23, mas de forma irregular entre os players do segmento. As usinas da região Centro-Sul moeram 548,2 milhões de toneladas de cana, aumento de 4,73% com relação à safra anterior.

Um levantamento realizado pela consultoria FG/A, mostrou que o aumento médio da produtividade entre os 10 maiores grupos foi de 2%, abaixo da média do Centro-Sul, mas com grande dispersão entre as companhias, o que evidencia as diferenças climáticas e operacionais ainda presentes no setor. Os 10 maiores grupos corresponderam a uma moagem de 225,4 milhões de toneladas de cana na safra 2022/23, ante a 220,9 milhões de t da safra 2021/22.

Em primeiro lugar, ficou o maior grupo sucroenergético do mundo, a Raízen, que moeu 73,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, valor ainda 3% menor que o da safra 2021/22, quando o grupo 76,1 milhões de toneladas de cana. Em segundo lugar ficou a BP Bunge, que com suas 11 unidades, moeu 25,3 milhões de toneladas, registrando uma alta de 5% na moagem da safra 2022/23. Em terceiro lugar aparece a Atvos, com nove unidades, que processou 22,3 milhões de t de cana-de-açúcar, registrando uma queda de 1%. A São Martinho, com quatro unidades em operação, ficou em quarto lugar, com uma moagem de 20 milhões de toneladas e ligeira alta de 0,5%, se comparado a safra 2021/22.

Em quinto lugar ficou a Tereos, que com sete unidades moeu 17,3 milhões de toneladas, registrando uma alta significativa de 10% em relação a safra anterior, quando processou 15,6 milhões de toneladas. Em sexto ficou  grupo Lincoln Juqueira, controladora quatro unidades da Alto Alegre – três no Paraná e uma em São Paulo – e a usina Alta Mogiana, em São Joaquim da Barra, SP, que mesmo com queda de 4%, moeu 15,7 milhões de toneladas. Em sétimo, a Cofco, que com quatro usinas teve aumento significativo de 14% na moagem da safra 2022/23, processando 15,2 milhões de toneladas. Em oitavo lugar, a Coruripe, com cinco unidades – em Alagoas (AL), no município de Coruripe e quatro em Minas Gerais (MG), nas cidades de Iturama, Campo Florido, Limeira do Oeste e Carneirinho –  chegou a um aumento bastante expressivo de 21% na sua moagem, chegando a 13,7 milhões de toneladas.

Em nono lugar a Adecoagro vem com 11,7 milhões de toneladas e alta de 28%, se comparado a safra anterior, quando moeu 9,1 milhões de toneladas e em décimo, se posicionou a Pedra Agroindustrial, com três unidades, que moeu 10,6milhões de toneladas, marcando queda expressiva de 10% em relação a safra 2021/22, quando processou 11,9 milhões de toneladas de cana.

Fonte: FG/A

“Houve variação em apenas uma empresa dentro do ranking, com a entrada da Adecoagro na décima posição, lugar ocupado pela Zilor na última safra. A Raízen continua com grande distância para os demais, tendo processado 73,4 milhões de toneladas de cana, volume superior à soma dos outros três maiores grupos: BP Bunge Bioenergia, Atvos e São Martinho (gráfico 1).”

Ainda de acordo com o levantamento da FG/A, os 10 grupos correspondem a 43% da moagem total de cana-de-açúcar da safra 2022/23, enquanto os 5 maiores grupos corresponderam por 29%.

“Já para a safra 2023/24, esperamos uma recuperação mais significativa na produtividade agrícola, com disponibilidade de cana acima de 600 milhões de toneladas e de forma mais homogênea do ponto de vista dos polos de produção”, disse Juliano Merlotto, sócio fundador da FG/A, em seu Linkedin.

Natália Cherubin com informações da FG/A

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Sindicato e Raízen firmam acordo para acertos de trabalhadores da usina Santa Elisa

Anúncio de paralisação das atividades de unidade em Sertãozinho (SP) feito na...

Últimas NotíciasDestaqueOpiniãoPopular

[Opinião] Cana em região de maior competição vale mais que usina

Muito tem sido comentado da venda de 3,6 milhões de toneladas de...

Últimas Notícias

Câmara aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental no Brasil

Texto segue para sanção presidencial e enfrenta críticas por fragilizar proteção ambiental...

Últimas Notícias

Coca-Cola deverá passar a usar açúcar de cana nos Estados Unidos

A Coca-Cola concordou em usar açúcar de cana na sua produção nos...