Home Sem categoria Unica desmente Folha de S.Paulo sobre possível aumento de etanol na gasolina
Sem categoria

Unica desmente Folha de S.Paulo sobre possível aumento de etanol na gasolina

Compartilhar

De acordo com a publicação do jornal a Folha de S.Paulo, o RenovaBio pretendia ampliar de 27% para 40% a mistura de etanol anidro na gasolina.

 

O jornal Folha de S. Paulo teve em sua capa da edição impressa uma chamada para a reportagem “Decreto pode elevar para até 40% percentual de etanol na gasolina”. O texto conta que a política nacional de biocombustíveis (RenovaBio) pretende ampliar de 27% para 40% a mistura de etanol anidro na gasolina.

Em nota, a única lamentou a publicação da notícia que, segundo a organização, está totalmente distorcida e sem fundamentos sobre um projeto que é e foi amplamente discutido no Congresso Nacional.

“É improcedente o argumento de que o RenovaBio implicará na elevação gradual na mistura de etanol à gasolina de 40% até 2030, o que provocaria um aumento de até R$ 0,06 por litro do combustível fóssil nas bombas, conforme divulgados na imprensa. Tal mistura compulsória estava contemplada no PL original, mas foi vetada, com apoio dos próprios produtores de biocombustíveis”, divulgou a Unica.

Sendo assim, o texto da Lei sancionada em dezembro de 2017 pelo presidente da República, Michel Temer, e que aguarda publicação do decreto, não prevê tal medida. “O decreto do RenovaBio, versa, portanto, sobre a orientação do funcionamento do Programa, não sobre questões de mistura”, esclarece a nota.

Vale esclarecer que um decreto não pode aumentar o percentual de mistura, até por uma questão formal. Segundo a LEI Nº 13.033, de 24 de setembro de 2014, o Poder Executivo poderá elevar o referido percentual de mistura até o limite de 27,5%, desde que constatada sua viabilidade técnica, ou reduzi-lo a 18%. Isso significa que não existe a menor possibilidade de chegar a 40% via decreto.

 

 

Revista RPAnews

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...