Home Sem categoria Biosev reforça ações do plano de educação ambiental
Sem categoria

Biosev reforça ações do plano de educação ambiental

Share
Share

 Iniciativas abrangem os municípios de Lagoa da Prata, Moema e Japaraíba.
 
Lagoa da Prata, 05 de julho de 2018 – Desde abril a Biosev desenvolve sua agenda de atividades do Plano de Educação Ambiental (PEA) para contribuir com a mudança de cultura da comunidade em torno da importância da preservação do meio ambiente.  Isso é realizado com ações educativas que utilizam o processo participativo, como forma de capacitar a população envolvida, para atuar na melhoria da qualidade ambiental e de vida local.
 
Implementado pela primeira vez em 2016, atendendo apenas o município de Lagoa da Prata, essa edição do PEA considerou informações do Diagnóstico Socioambiental realizado pela empresa, e estendeu a abrangência das atividades também aos municípios de Moema, Luz e Japaraíba. As ações do PEA estão programadas até agosto de 2019 e para sua execução, a Biosev firmou parcerias com a comunidade local destes municípios.
 
A participação no Projeto Semeando o Futuro; a parceria com uma clínica veterinária, para realizar os primeiros socorros de animas silvestres; o envolvimento com o Comitê de Combate e Prevenção à Dengue e o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco; e atuação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA) no município de Japaraíba, são algumas iniciativas.
 
“Além de promover ações educativas sobre o meio ambiente, privilegiando atividades práticas e saberes locais, o objetivo é também difundir a legislação ambiental”, explica Tânia Fernandes, Superintendente do Polo Lagoa da Prata.
 
No projeto Semeando o Futuro, a Biosev firmou parceria com a Polícia Ambiental de Lagoa da Prata e outras instituições da cidade.  Durante todo o ano, estudantes das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública cultivarão uma semente e, no mês de outubro, realizarão o plantio da muda na Área de Preservação Permanente (APP) do Rio São Francisco.  Além disso, as crianças participam de palestras nas escolas e recebem materiais educativos relacionados ao meio ambiente.
 
Somente nesse ano, a parceria da Biosev com a clínica veterinária Vet Life viabilizou o atendimento de aproximadamente 10 animais silvestres feridos e resgatados pela Polícia Ambiental da região. Após o atendimento, já foram reintroduzidos ao bioma animais como: cachorro-do-mato, falcão peregrino, coruja mocho, lobo guará, tucanos, tamanduá bandeira, capivaras e coruja barranqueira.
 
 “A Educação Ambiental é um instrumento de conscientização que contribui para a criação de novas habilidades e possibilita uma intervenção ecologicamente mais prudente, reduzindo os impactos ambientais das atividades humanas. Esperamos que essas ações sejam capazes de alterar valores, atitudes, comportamentos e habilidades individuais”, conclui Tânia Fernandes.
 

 

Share
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...