Home Sem categoria Monsanto e reação no Brasil motivam aumento de 40% das vendas da Bayer
Sem categoria

Monsanto e reação no Brasil motivam aumento de 40% das vendas da Bayer

Compartilhar

Impulsionadas pela aquisição da americana Monsanto, concluída no início de junho, as vendas globais da divisão agrícola da Bayer registraram forte aumento no segundo trimestre deste ano. O montante alcançou € 3 bilhões, um crescimento de quase 40% em relação a igual intervalo de 2017.

Segundo informou a multinacional alemã, a Monsanto respondeu por € 543 milhões desse total. Outros € 468 milhões vieram de vendas de negócios alienados para a Basf em agosto, como determinaram órgãos regulatórios no processo de aprovação da compra da Monsanto.

Mas o aumento das vendas também refletiu a normalização dos estoques no Brasil, segundo maior mercado de defensivos do mundo. Por causa dos problemas no Brasil, as vendas na Bayer Crop Science de abril a junho do ano passado na América Latina foram negativas em € 69 milhões.

No segundo trimestre deste ano, o valor, positivo, atingiu € 441 milhões, ou 15% das vendas totais, e no Brasil o aumento foi de 10%. Na América do Norte foram € 1,1 bilhão. No primeiro semestre, as vendas da divisão agrícola da Bayer na América Latina totalizaram € 671 milhões, ante € 181 milhões do mesmo período de 2017. No total, foram € 5,9 bilhões, aumento de 11,1%.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da Crop Science somou € 353 milhões no segundo trimestre, um incremento de 51,5% na comparação com igual intervalo de 2017. No semestre, chegou a € 1,3 bilhão, com alta de 0,8%.

Em relatório, a Bayer confirmou que expandiu consideravelmente o negócio de sementes, especialmente de soja e milho, depois da aquisição da Monsanto. E que o negócio de herbicidas também cresceu. Com a americana, a alemã avançou sobretudo nas Américas do Norte e Latina.

O avanço dos resultados deu combustível para a Bayer mais uma vez defender que a aquisição da Monsanto foi um bom negócio, apesar dos processos judiciais que “herdou” envolvendo o defensivo glifosato, um dos principais produtos da americana, que desenvolveu a semente transgênica resistente a ele.

Mesmo com o aumento de processos envolvendo o produto – já são 8 mil apenas nos Estados Unidos – o presidente da Bayer, Werner Baumann, disse não se arrepender da transação. “O negócio da Monsanto é muito saudável”, afirmou durante teleconferência com analistas.

“Não há nenhuma comprovação entre a aplicação, os ingredientes do produto e o desenvolvimento de câncer”, reforçou. Questionado sobre provisões para eventuais perdas na Justiça nos casos em pauta, Liam Condon, membro do conselho de administração da Bayer e presidente da divisão agrícola, afirmou que o valor “não é estimável”. “Não colocamos nenhuma previsão no livro para perdas nessa linha”, disse.

“Até o momento, não vimos nenhum impacto negativo nas vendas. Também não há qualquer mudança regulatória e nenhum novo efeito científico constatado”, afirmou Condon. Segundo ele, o único efeito possível seria se os agricultores decidissem não usar o herbicida. “E não temos visto nenhuma mudança nesse sentido”. (Valor Econômico

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...