Home Últimas Notícias Ministro Carlos Fávaro anuncia ações contra tarifas dos EUA sobre exportações brasileiras
Últimas Notícias

Ministro Carlos Fávaro anuncia ações contra tarifas dos EUA sobre exportações brasileiras

Em vídeo, Fávaro disse que vai buscar mercados importantes e com grande potencial consumidor para as exportações brasileiras. (Foto/Reprodução Vídeo)
Compartilhar

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que sua pasta está adotando medidas proativas para mitigar os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras. Em nota, Fávaro criticou a decisão do governo norte-americano e afirmou que o Brasil já está tomando as providências necessárias.

“Diante da ação indecente do governo norte-americano, que decidiu taxar em 50% as exportações brasileiras, estamos agindo de forma proativa”, disse o ministro, um dia após o anúncio de Donald Trump de uma tarifa adicional sobre todos os produtos brasileiros, válida a partir de 1º de agosto.

Fávaro relatou, em pronunciamento, que entrou em contato com as principais entidades dos setores mais impactados, como suco de laranja, carne bovina e café, para discutir estratégias de enfrentamento. “Vamos ampliar as ações que já estão sendo realizadas durante o governo do presidente Lula, como abrir novos mercados, reduzir barreiras comerciais e criar novas oportunidades para o setor agropecuário”, explicou.

O ministro também ressaltou que o Brasil irá intensificar seus esforços para expandir mercados em regiões como o Oriente Médio, Sul da Ásia e o Sul Global. “Esses mercados têm grande potencial consumidor e podem servir como alternativas importantes para nossas exportações”, destacou Fávaro.

Além das ações comerciais, o ministro destacou que as iniciativas diplomáticas também estão sendo reforçadas para garantir reciprocidade nas relações comerciais, fortalecendo o posicionamento do Brasil no cenário internacional.

Em uma mensagem clara de otimismo e estratégia, Fávaro afirmou: “Estamos preparados para agir e diversificar nossas exportações, assegurando que o Brasil continue sendo um protagonista no agronegócio global”.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...