Home Bioenergia CBio: commodity ambiental ou ativo financeiro? 
BioenergiaMercado

CBio: commodity ambiental ou ativo financeiro? 

Compartilhar

Acontece hoje, em Brasília, o encontro que visa discutir se os Cbios (Créditos de Descarbonização) que serão comercializados no âmbito do RenovaBio serão uma commodity ambiental ou um ativo financeiro.

De acordo com o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME (Ministério do de Minas e Energia), Márcio Félix, a reunião pretende chegar a um acordo sobre qual forma será adotada. No entanto, de uma forma ou de outra, será um produto comercializado em bolsa, acrescentou.

Segundo Félix, a reunião contará com representantes da B3, do Banco Central, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Ministério da Economia e do MME.

Ainda em seu discurso, o secretário fez uma referência indireta ao movimento de jovens iniciado nos países nórdicos que protestam contra a crise climática.

“Aquela garota ou garoto que está em algum lugar do mundo, talvez na Escandinávia, que queira fazer alguma coisa boa para o planeta, pode simplesmente, pela internet, comprar um CBio e retirar 1 tonelada de carbono do planeta”, disse.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Preço do açúcar bruto recua na ICE após atingir máxima de 16 meses

Os futuros do açúcar bruto negociados na ICE recuaram em relação às...

Últimas NotíciasAçúcarMercado

Açúcar sobe nas bolsas com disparada do petróleo e projeções de déficit global

Os preços do açúcar fecharam em alta nas bolsas internacionais nesta quinta-feira,...

Últimas NotíciasMercado

Etanol segue em alta em São Paulo com chuvas e demanda aquecida

Preços tiveram em agosto a primeira alta mensal da safra 2026/27; volume...

açucar
Últimas NotíciasMercado

Açúcar sobe mais de 3% com projeção de déficit global pela ISO

Organização estima déficit de 200 mil toneladas em 2026/27, após superávit previsto...