Home Bioenergia Copercana recebe Selo Energia Verde
BioenergiaNegócios

Copercana recebe Selo Energia Verde

Compartilhar

A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana), de Sertãozinho (SP), é o terceiro consumidor de bioeletricidade a obter o Selo Energia Verde referente à edição 2021.

O Selo foi emitido, nesta quarta-feira (12), pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e faz parte do Programa de Certificação da Bioeletricidade, iniciativa da Associação em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Desde 2015, o Programa vem certificando usinas produtoras, comercializadoras e consumidores de energia renovável advinda da bioeletricidade produzida a partir da palha e do bagaço de cana.

Neste caso específico, a Copercana adquire energia da fonte de biomassa de usina associada à UNICA, a Viralcool Açúcar e Álcool, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Programa e contrato registrado CCEE. Trata-se da primeira inciativa no mundo focada estritamente no setor sucroenergético.

Com renovação anual e sem custos para os agentes, o programa visa reconhecer e incentivar a ampliação da produção de energia através da biomassa da cana. A iniciativa contribui para qualificar e valorizar cada vez mais a geração de energia sustentável a partir da biomassa que tem papel fundamental no suporte ao setor de energia.

Atualmente, 60 unidades sucroenergéticas detêm o Certificado Energia Verde. Isso permite que comercializadoras e consumidores do mercado livre que adquirirem bioeletricidade dessas empresas possam receber o Selo Energia Verde da Unica.

“A possibilidade de concessão do Selo Energia Verde passou a ser possível a partir da Edição de 2018 e foi justamente a Copercana, naquele ano, o primeiro consumidor a receber o Selo Energia Verde”, comenta Zilmar Souza, gerente em Bioeletricidade da UNICA.

Para Souza, verifica-se uma demanda muito grande pelo mercado livre de energia elétrica em apoiar iniciativas que estimulem práticas sustentáveis e o Selo Energia Verde contribui para consumidores e comercializadoras demostrarem suas preocupações com o desenvolvimento sustentável ao mesmo tempo em que estimula a expansão da bioeletricidade na matriz elétrica brasileira.

A Copercana foi fundada em 1963 para unir os agricultores da região de Sertãozinho, onde, atualmente, a entidade tem um quadro de mais de seis mil e quinhentos cooperados e mais de mil e oitocentos funcionários, além de disponibilizar diversos produtos e serviços em postos de combustíveis, supermercados, auto center, loja de ferragem e magazine a seus cooperados.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
NegóciosÚltimas Notícias

Presença feminina na bioenergia ganha espaço, inclusive em cargos de liderança

Maior evento do setor no mundo, Fenasucro & Agrocana reflete mercado: elas...

BioenergiaÚltimas NotíciasUsinas

Indicadores do etanol recuam em maio e vendas seguem aquecidas nas usinas

Os preços do etanol no estado de São Paulo caíram em maio,...

NegóciosÚltimas Notícias

Cadeias de soja e cana-de-açúcar pressionam inflação da indústria em abril, diz IBGE

As cadeias de produtos derivados da soja e da cana-de-açúcar pressionaram a...

BioenergiaÚltimas Notícias

Nova CEO da Petrobras recebe de Lula missão de acelerar investimentos e gerar empregos

Magda Chambriard, a próxima presidente da Petrobras, recebeu do presidente Luiz Inácio Lula...