Home Últimas Notícias Copersucar é certificada para a venda de etanol destinado à fabricação de SAF
Últimas Notícias

Copersucar é certificada para a venda de etanol destinado à fabricação de SAF

RIBEIRAO PRETO, SP - 19 ABRIL: Funcionarios da Copersucar, trabalham no Terminal Intermodal, em Ribeirao Preto, em 19 de abril de 2016. (Foto: RENATO STOCKLER)
Compartilhar

Companhia acredita que atuação com o combustível sustentável de aviação representa um avanço em sua estratégia de transição energética

A Copersucar, empresa brasileira que atua no mercado global de biocombustíveis e alimento natural, anunciou nesta quarta-feira, 8, que deu “mais um passo importante” em sua estratégia de transição energética. A companhia e a Evolua Etanol, joint venture com a Vibra Energia, foram recentemente certificadas para comercialização de etanol destinado à fabricação de combustíveis aéreos sustentáveis (SAF).

“Alinhado com ecossistema do grupo, as usinas associadas Barra Grande e São José, ambas integrantes do grupo Zilor, conquistaram a certificação ISCC Corsia (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation)”, afirma a companhia, em nota.

A empresa argumenta que o SAF produzido a partir do etanol derivado da cana-de-açúcar pode ser uma solução com impactos relevantes na indústria da aviação. Ele pode diminuir em até 80% o volume total de emissões quando comparado aos combustíveis fósseis convencionais.

O CEO da Copersucar, Tomas Manzano expressou entusiasmo com a conquista e enfatizou a importância da certificação para os mercados nacional e internacional.

“A certificação do etanol brasileiro reforça a importância da contribuição efetiva que o setor sucroenergético e o país podem oferecer aos compromissos de transição energética e para uma economia de baixo carbono”, afirma e completa: “A oferta de fontes de energia seguras, mais limpas e renováveis é um desafio global, e temos o firme compromisso de viabilizar soluções em escala para fazer frente a este desafio”.

Ainda de acordo com ele, o objetivo da companhia é certificar todas as usinas associadas. “Queremos estar posicionados para oferecer produtos em escala para o mercado”, avalia Manzano.

Combustível do Futuro

Em nota, a Copersucar também afirmou estar alinhada com o recente anúncio do governo federal, feito durante evento de sustentabilidade da ONU, que diz respeito ao programa Combustível do Futuro.

A iniciativa tem como meta aprimorar a ecoeficiência dos meios de transporte no país, com um enfoque particular nos segmentos de transporte rodoviário e aéreo, por meio de medidas para minimizar seu impacto ambiental. Com isso, até 2037, as empresas aéreas que operam voos domésticos serão obrigadas a reduzir as emissões de gases do efeito estufa em até 10%, de maneira gradual que inicia em 1% a partir de 2027.

A Copersucar e suas companhias movimentam mais de 12 milhões de toneladas de açúcar por ano, com presença em mais de 110 países. Na safra 2022/23, a empresa apresentou faturamento líquido de R$ 69 bilhões.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do etanol deve cair e consumo deve subir em 2026/27, diz Datagro

Biocombustível deve ganhar competitividade em relação à gasolina O etanol hidratado (que...

Últimas NotíciasDestaque

Moody’s rebaixa Raízen para CCC+.br e coloca rating em revisão para novo rebaixamento

Agência aponta deterioração das métricas financeiras e risco elevado de reestruturação da...

Últimas Notícias

Centro-Sul deve atingir recorde na produção de etanol em 2026/27, diz Argus

A produção de etanol no Centro-Sul deve alcançar 36,9 bilhões de litros...

Últimas Notícias

São Martinho avalia que preço do açúcar deve reagir com mix de produção mais alcooleiro

A São Martinho considera que os preços do açúcar bruto, atualmente próximos...