Edição 184
Descubra quais são as 8 picapes mais procuradas e vendidas no Brasil
Alisson Henrique
Para quem gosta de curtir uma aventura off-road, rodar com tranquilidade no campo ou tem a rotina de transitar entre fazenda e cidade, nada melhor do que optar por uma boa picape, que além de ser robusta para aguentar o tranco do dia a dia, tanto nas condições impostas pelas áreas rurais quanto na cidade, hoje é ofertada em modelos cheios de estilo.
Mas você sabe quais são as picapes mais procuradas e vendidas no Brasil? A RPAnews fez um levantamento e separou os oito modelos que mais tem se destacado nesta categoria.
Num segmento que anda cada vez mais concorrido com a entrada de novas marcas no mercado, os principais rivais são: Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok, a única do mercado que oferece a opção de câmbio automático com oito velocidades.
Há alguns anos, picape era sinônimo de campo, de carro para enfrentar os buracos e obstáculos encontrados na zona rural. No entanto, uma reportagem do site ‘Quatro rodas’, que tenta desvendar o perfil dos donos de picapes, constata que a maioria dos compradores desta categoria usa a camionete 90% do tempo na cidade.
Essa mudança de hábito fez com que os modelos de picapes fiquem cada vez mais adaptadas a vida urbana. Não por acaso, a nova Hilux está com o design muito parecido com o modelo sedan da marca, o Corolla, enquanto a picape Toro, da Fiat, quer capturar o público dos SUVs compactos. Isso se deve à mudança do perfil de seus clientes, que antes eram dispostos a aventuras na terra e trabalhos pesados, mas agora, além disso, também querem respeito no trânsito da cidade.
No acumulado de vendas de picapes em 2016 até o meio do ano, a Strada, da Fiat, segue firme na liderança das mais vendidas, seguida pela Saveiro, da Volkswagen. Entre as picapes médias, a Hilux lidera à frente da S10, Ranger e Amarok. Entre as intermediárias, a Toro vai se dando bem frente à Oroch, da Renault.
CONHEÇA AS 8 PICAPES QUE MAIS SE DESTACAM NA CATEGORIA
TOYOTANOVA HILUX
Atualmente, uma das picapes de cabine dupla mais vendidas no Brasil, a Hiluxpassou por mudanças profundas com a chegada da nova geração.
O modelo 2017, lançado no final do ano passado, apresentou melhorias na parte mecânica, assim como no acabamento interno e adicionou a dirigibilidade dos carros de passeio, segundo a Toyota.
CHEVROLET S10
Presente no mercado nacional desde 1993, quando era vendida apenas na versão cabine simples equipada com motor 3.0 V6 a gasolina, a Chevrolet S10 se tornou a picape mais desejada do Brasil na época.
No entanto, para se tornar líder, precisava ter opções mais baratas e econômicas. E foi isso que fez a Chevrolet do Brasil. No ponto alto da categoria atualmente, a nova geração da S10 só é ameaçada pela Toyota Hilux.
FORD RANGER
A Ford Ranger, tradicional picape de porte médio, é conhecida no mercado brasileiro desde 1996. O modelo nunca teve um volume de vendas expressivo, se comparado com a sua principal rival no mercado nacional, a Chevrolet S10.
Ao longo dos anos, passou por algumas mudanças e estilizações .No entanto, sempre manteve a base da primeira geração. Em 2012, a Ranger teve a sua primeira transformação apresentada no Brasil com a nova geração, que ficou maior e mais moderna.
NISSAN FRONTIER
A Nissan Frontier, presente no mercado brasileiro desde 2002, tinha pouca representatividade no mercado, já que era importada e chegava em pequenas quantidades. No entanto, o cenário mudou a partir de 2007, quando a Nissan apresentou no Brasil a nova geração, mais robusta e atualizada.
A atual Nissan Frontier nacional teve, ao logo dos anos, algumas mudanças e detalhes da carroceria reestilizados, mas a principal novidade veio em 2016, com a chegada da nova geração da Frontier que teve a frente da picape toda resenhada, incluindo novos faróis, grade frontal, para-lamas, para-choque e capô. A traseira também ganhou novas lanternas e a tampa da caçamba que foi redesenhada. Já o interior, foi repaginado e ganhou novos equipamentos.
VOLKSWAGEN AMAROK
Desde seu lançamento em 2011, a Volkswagen Amarok vem brigando com o segmento para se equiparar aos concorrentes. Todavia, a missão é difícil já que o modelo precisa provar que é tão confiável quanto seus rivais.
Para isso, a marca, ao longo dos anos, lançou várias campanhas promocionais oferecendo descontos e financiamentos com taxa zero. Além disso, desenvolveu outras ofertas para promover a picape no Brasil, além de sugerir robustez e durabilidade. O grande diferencial do modelo é o câmbio automático de oito marchas.
FIAT TORO
Maior que a Strada e menor que a Chevrolet S10, a Fiat estreou um novo segmento no mercado, chamado de Sport Utility Pick-up (SUP), picape utilitária esportiva, segmento que tem como principal rival a recém-lançada no mercado nacional, a Renault Duster Oroch.
O grande diferencial da nova picape Toro é que ela é maior e mais cara que sua concorrente, mas menor em tamanho e mais barata que a Chevrolet S10.
RENAULT DUSTER OROCH
A Renault inaugura um novo segmento no mercado nacional com a chegada da nova Duster Oroch 2016. Depois de muito trabalho no desenvolvimento do modelo, a marca iniciou a comercialização da sua picape de porte médio no final de 2015.
Embora utilize a mesma plataforma da SUV Duster, existem algumas diferenças como o tamanho em relação ao SUV. São 360 mm a mais no comprimento e 150 mm maior na distância entre eixos. Com isso, a picape ganhou porte e também mais espaço interno para acomodar com folga cinco ocupantes.
MITSUBISHI L200 TRITON
O segmento de picapes está agitado neste ano e a Mitsubishi L200 Triton não quis ficar de fora. Para isso, o modelo recebeu novas versões para a linha 2017.
Com faróis de projetores e apliques plásticos na carroceria, a Outdoor chega para substituir a opção intermediária GLS com câmbio manual de cinco marchas e motor 3.2 turbo diesel de 180 cv. O conjunto foi mantido na nova versão, que terá ainda uma opção automática e outra flex 2.4 com motor de 142 cv.