Home Edição 184 Descubra quais são as 8 picapes mais procuradas e vendidas no Brasil
Edição 184

Descubra quais são as 8 picapes mais procuradas e vendidas no Brasil

Compartilhar

Alisson Henrique 

Para quem gosta de curtir uma aventura off-road, rodar com tranquilidade no campo ou tem a rotina de transitar entre fazenda e cidade, nada melhor do que optar por uma boa picape, que além de ser robusta para aguentar o tranco do dia a dia, tanto nas condições impostas pelas áreas rurais quanto na cidade, hoje é ofertada em modelos cheios de estilo.

Mas você sabe quais são as picapes mais procuradas e vendidas no Brasil? A RPAnews fez um levantamento e separou os oito modelos que mais tem se destacado nesta categoria.

Num segmento que anda cada vez mais concorrido com a entrada de novas marcas no mercado, os principais rivais são: Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok, a única do mercado que oferece a opção de câmbio automático com oito velocidades.

Há alguns anos, picape era sinônimo de campo, de carro para enfrentar os buracos e obstáculos encontrados na zona rural. No entanto, uma reportagem do site ‘Quatro rodas’, que tenta desvendar o perfil dos donos de picapes, constata que a maioria dos compradores desta categoria usa a camionete 90% do tempo na cidade.

Essa mudança de hábito fez com que os modelos de picapes fiquem cada vez mais adaptadas a vida urbana. Não por acaso, a nova Hilux está com o design muito parecido com o modelo sedan da marca, o Corolla, enquanto a picape Toro, da Fiat, quer capturar o público dos SUVs compactos. Isso se deve à mudança do perfil de seus clientes, que antes eram dispostos a aventuras na terra e trabalhos pesados, mas agora, além disso, também querem respeito no trânsito da cidade.

No acumulado de vendas de picapes em 2016 até o meio do ano, a Strada, da Fiat, segue firme na liderança das mais vendidas, seguida pela Saveiro, da Volkswagen. Entre as picapes médias, a Hilux lidera à frente da S10, Ranger e Amarok. Entre as intermediárias, a Toro vai se dando bem frente à Oroch, da Renault.

CONHEÇA AS 8 PICAPES QUE MAIS SE DESTACAM NA CATEGORIA

 

Picape Toyota Nova Hilux
Picape Toyota Nova Hilux

TOYOTANOVA HILUX

Atualmente, uma das picapes de cabine dupla mais vendidas no Brasil, a Hiluxpassou por mudanças profundas com a chegada da nova geração.

O modelo 2017, lançado no final do ano passado, apresentou melhorias na parte mecânica, assim como no acabamento interno e adicionou a dirigibilidade dos carros de passeio, segundo a Toyota.

 

Picape Chevrolet S10
Picape Chevrolet S10

CHEVROLET S10

Presente no mercado nacional desde 1993, quando era vendida apenas na versão cabine simples equipada com motor 3.0 V6 a gasolina, a Chevrolet S10 se tornou a picape mais desejada do Brasil na época.

No entanto, para se tornar líder, precisava ter opções mais baratas e econômicas. E foi isso que fez a Chevrolet do Brasil.  No ponto alto da categoria atualmente, a nova geração da S10 só é ameaçada pela Toyota Hilux.

 

 

Picape Ford Ranger
Picape Ford Ranger

FORD RANGER

 A Ford Ranger, tradicional picape de porte médio, é conhecida no mercado brasileiro desde 1996. O modelo nunca teve um volume de vendas expressivo, se comparado com a sua principal rival no mercado nacional, a Chevrolet S10.

Ao longo dos anos, passou por algumas mudanças e estilizações .No entanto, sempre manteve a base da primeira geração. Em 2012, a Ranger teve a sua primeira transformação apresentada no Brasil com a nova geração, que ficou maior e mais moderna.

 

Picape Nissan Frontier
Picape Nissan Frontier

NISSAN FRONTIER

A Nissan Frontier, presente no mercado brasileiro desde 2002, tinha pouca representatividade no mercado, já que era importada e chegava em pequenas quantidades. No entanto, o cenário mudou a partir de 2007, quando a Nissan apresentou no Brasil a nova geração, mais robusta e atualizada.

A atual Nissan Frontier nacional teve, ao logo dos anos, algumas mudanças e detalhes da carroceria reestilizados, mas a principal novidade veio em 2016, com a chegada da nova geração da Frontier que teve a frente da picape toda resenhada, incluindo novos faróis, grade frontal, para-lamas, para-choque e capô. A traseira também ganhou novas lanternas e a tampa da caçamba que foi redesenhada. Já o interior, foi repaginado e ganhou novos equipamentos.

Picape Volkswagen Amarok
Picape Volkswagen Amarok

VOLKSWAGEN AMAROK

Desde seu lançamento em 2011, a Volkswagen Amarok vem brigando com o segmento para se equiparar aos concorrentes. Todavia, a missão é difícil já que o modelo precisa provar que é tão confiável quanto seus rivais.

Para isso, a marca, ao longo dos anos, lançou várias campanhas promocionais oferecendo descontos e financiamentos com taxa zero. Além disso, desenvolveu outras ofertas para promover a picape no Brasil, além de sugerir robustez e durabilidade. O grande diferencial do modelo é o câmbio automático de oito marchas.

Picape Fiat Toro
Picape Fiat Toro

FIAT TORO

Maior que a Strada e menor que a Chevrolet S10, a Fiat estreou um novo segmento no mercado, chamado de Sport Utility Pick-up (SUP), picape utilitária esportiva, segmento que tem como principal rival a recém-lançada no mercado nacional, a Renault Duster Oroch. 

O grande diferencial da nova picape Toro é que ela é maior e mais cara que sua concorrente, mas menor em tamanho e mais barata que a Chevrolet S10.

 

Picape Renault Duster Oroch
Picape Renault Duster Oroch

RENAULT DUSTER OROCH

A Renault inaugura um novo segmento no mercado nacional com a chegada da nova Duster Oroch 2016. Depois de muito trabalho no desenvolvimento do modelo, a marca iniciou a comercialização da sua picape de porte médio no final de 2015.

Embora utilize a mesma plataforma da SUV Duster, existem algumas diferenças como o tamanho em relação ao SUV. São 360 mm a mais no comprimento e 150 mm maior na distância entre eixos. Com isso, a picape ganhou porte e também mais espaço interno para acomodar com folga cinco ocupantes.

 

Picape Mitsubishi L200 Triton
Picape Mitsubishi L200 Triton

MITSUBISHI L200 TRITON

O segmento de picapes está agitado neste ano e a Mitsubishi L200 Triton não quis ficar de fora. Para isso, o modelo recebeu novas versões para a linha 2017.

Com faróis de projetores e apliques plásticos na carroceria, a Outdoor chega para substituir a opção intermediária GLS com câmbio manual de cinco marchas e motor 3.2 turbo diesel de 180 cv. O conjunto foi mantido na nova versão, que terá ainda uma opção automática e outra flex 2.4 com motor de 142 cv.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Edição 184

DROPES

Dedini anuncia hibernação de unidade e aprova recuperação judicial A Dedini divulgou, no...

Edição 184

Arnaldo Luiz Corrêa Naturalidade – Santos, SP Estado Civil – Casado há 26 anos com Silvia...

Edição 184

POR DENTRO DA USINA

Natália Cherubin ADMINISTRADOR DO GRUPO JOÃO LYRA QUER ARRENDAR USINA LAGINHA A...

Edição 184

Atualidades Juridicas

Direito do Trabalho EXISTÊNCIA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL AFASTA HORAS IN ITINERE Trabalhador contratado...