Home Destaque Índice de confiança do agronegócio sobe 15,3 pontos e bate recorde
DestaqueIndústriaMercadoNegócios

Índice de confiança do agronegócio sobe 15,3 pontos e bate recorde

minas
Compartilhar

O Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro) fechou o terceiro trimestre com 127 pontos, alta de 15,3 pontos em relação ao segundo trimestre deste ano e um recorde da série histórica. O IC Agro é divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela CropLife Brasil.

A Fiesp informa, em nota, que resultados acima de 100 pontos demonstram otimismo no setor e, abaixo deste patamar, pessimismo.

Ainda segundo a Fiesp/CropLife Brasil, a melhora na confiança não foi exclusividade do setor. “Neste período houve uma recuperação do entusiasmo em praticamente todos os segmentos econômicos, em comparação com o trimestre anterior, como comércio, construção civil e indústria”, assinalam. Anteriormente, o pessimismo vinha da pandemia de covid-19. “A percepção mercado em geral para o PIB brasileiro em 2020 chegou ao ponto mais baixo em abril e, desde então, vem sucessivamente sendo corrigido para cima, a partir de indicadores melhores do que os inicialmente projetados”, diz o diretor titular do Departamento de Agronegócio da Fiesp, Roberto Betancourt.

Ele acrescenta, entretanto, que as entrevistas foram concentradas em setembro, quando ainda não havia no radar a perspectiva de uma segunda onda de covid-19 no País, “o que atualmente desponta como preocupação”.

Ainda conforme o levantamento, o IC das indústrias do agronegócio continuou avançando, com alta de 13,8 pontos, para 122,9 pontos. A confiança das empresas de insumos agrícolas subiu para 122 pontos, saindo do pessimismo notado no primeiro trimestre, de 86,2 pontos, para este resultado agora.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...

Últimas NotíciasDestaque

BP vende negócios de postos de combustíveis na Holanda para Catom

A BP venderá seus negócios de postos de combustíveis e conveniência na...