Home Últimas Notícias Netafim comemora crescimento de 35% na Agrishow e destaca tecnologias de gestão de irrigação
Últimas Notícias

Netafim comemora crescimento de 35% na Agrishow e destaca tecnologias de gestão de irrigação

Crédito: Netafim
Compartilhar

A Netafim, líder global em irrigação por gotejamento, encerrou sua participação na 30ª edição da Agrishow com resultados expressivos, registrando um crescimento de 35% em relação ao ano anterior. O desempenho reforça o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade no setor agropecuário.

Referência em irrigação de precisão no Brasil, a Netafim oferece soluções que reduzem a dependência das chuvas e aumentam a eficiência no uso da água, entregando-a diretamente à raiz da planta, no momento e na quantidade exatos. Essa abordagem tem sido fundamental para promover maior produtividade e estabilidade nas safras, especialmente diante da instabilidade climática.

A alta procura pelo estande da empresa durante o evento evidenciou a crescente importância da irrigação no sucesso das lavouras. Em um cenário de imprevisibilidade climática, a tecnologia se consolida como uma aliada estratégica para garantir previsibilidade e eficiência produtiva.

Durante a feira — considerada a segunda maior do setor agropecuário no mundo — a Netafim recebeu visitas de destaque, como a do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, do presidente da ABIMAQ, José Velloso, e de João Carlos Marchesan, do Conselho da ABIMAQ/SINDIMAQ. Clientes e parceiros de diferentes regiões do país também estiveram presentes.

A equipe técnica da Netafim foi liderada por Ricardo Almeida, CEO da Netafim Brasil e Mercosul, e por Ricardo Medina, vice-presidente da Netafim para a América Latina. Ambos acompanharam de perto as ações da empresa durante o evento. Almeida ressaltou o potencial do Brasil para ampliar em mais de 20 milhões de hectares as áreas irrigadas nas próximas duas décadas, destacando a importância crescente da irrigação de precisão.

Entre os destaques apresentados pela empresa estão sistemas inovadores de irrigação voltados a culturas como cana-de-açúcar, milho, café, grãos, fruticultura e cacau. Na cultura da cana, a Netafim trouxe soluções para a gestão da irrigação, incluindo controle e automação dos sistemas de irrigação e fertirrigação, além de monitoramento climático e de solo. Esses sistemas integram sensores de solo, clima, pressão e da própria planta, permitindo que produtores e usinas tenham informações mais precisas para a tomada de decisão.

“Com o uso destas tecnologias é possível aferir a campo a performance da irrigação e fertirrigação por meio dos sensores e com ganho operacional. Estamos trabalhando com uma sonda que traz muito mais flexibilidade, menos manutenções e facilidade operacional, facilitando a operação da cana irrigada. Como todos os dados estão na nuvem, o produtor pode acessar o ambiente conectado dentro de uma plataforma que pode gerar recomendações automatizadas de irrigação”, explica Lucas Silva, engenheiro agrônomo e especialista da Netafim, em entrevista à RPAnews.

Segundo a empresa, a Agrishow 2025 também marcou o início das comemorações pelos 60 anos da Netafim no mundo e 30 anos de atuação no Brasil.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...