Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Prefeito anuncia reabertura de usina em Campos de Goytacazes, RJ

Publicado

em

Com mais de 150 obras em andamento no município – parte delas em parceria com o governo do Estado -, a prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ) anunciou, no último domingo, 12, o reinício, ainda este ano, das operações da Usina de Paraíso, para moagem de cana no distrito.

De acordo com o prefeito Wladimir Garotinho, é um compromisso dele e do vice, Frederico Paes. “Vai gerar muito emprego, vai gerar muita oportunidade, vai gerar renda aqui para os comerciantes porque o dinheiro vai estar circulando aqui dentro de novo”, disse Wladimir.

O prefeito reforçou que será contratado, pela usina, o maior número possível de pessoas da cidade de Tocos, para fazer o dinheiro circular e movimentar o comércio local: “estamos aqui para cumprir aquilo que nos comprometemos com o povo – entregar serviço, dar qualidade de vida para as pessoas e melhorar a autoestima do povo”.

Quem vai reativar a usina é a Coagro (Cooperativa Agroindustrial) que moeu cerca de 834 mil toneladas de cana em 2022 e tem a previsão de aumento da safra deste ano, com abertura da unidade, que deve entrar em operação a partir de agosto.

Em entrevista ao O Globo Frederico Paes, presidente da cooperativa, disse que com o clima favorável, a estimativa é de esmagar 900 mil toneladas de cana de açúcar este ano, com um faturamento que deve alcançar R$ 300 milhões.

O mix de produtos deve mudar. Com a questão da isenção dos impostos sobre combustíveis, a Cooperativa deverá ter uma safra mais açucareira. A Coagro tem a expectativa de produzir  1 milhão de sacas de açúcar (de 50 quilos cada), o dobro do ano passado, e 25 milhões de litros de etanol, metade do volume produzido em 2022.

A Coagro tem dez mil cooperados cadastrados, sendo três mil deles ativos; são pequenos produtores da região. Hoje, a cooperativa conta com uma usina, a Sapucaia, com capacidade para processar até 1,5 milhão de toneladas de cana. Falida, a unidade foi arrendada pela Coagro em 2015 por 30 anos.

Agora, a cooperativa fechou o arrendamento por 15 anos da Usina Paraíso, que pode processar até 800 mil toneladas de cana, gerando 1,5 mil empregos na safra. “Estamos investindo R$ 43 milhões para reformar a Paraíso, que vai beneficiar os produtores da Baixada Campista”, disse Paes.

Natália Cherubin com informações adicionais do jornal O Dia
Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading