Home Indústria Reforma tributária pode impactar setor sucroenergético
IndústriaMercadoNegóciosUsinas

Reforma tributária pode impactar setor sucroenergético

Morre socio fundados da usina ferrari
Na safra 2024/2025, a Ferrari moeu 3,25 milhões de toneladas, com produtividade superior a 90 toneladas por hectare.
Compartilhar

A Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, nesta quinta-feira (27), uma reunião para discutir a reforma tributária e seus reflexos no setor sucroenergético, entre outros assuntos. O coordenador do Núcleo Econômico da Confederação, Renato Conchon, apresentou as três principais propostas que estão em discussão no Congresso Nacional – a PEC 45/2019, a PEC 110/2019 e o PL nº 3887/2020 –, e destacou os impactos que cada uma delas trará para o setor agropecuário.

Entre as consequências estão o aumento da carga tributária, alta dos custos de produção, exigência de mais capital de custeio e queda na rentabilidade das culturas. Além disso, os produtores rurais pessoas físicas passarão a ser contribuintes do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

“Mudanças são necessárias e apoiamos a reforma, desde que ela simplifique e não aumente a carga tributária da sociedade e do setor agropecuário. As propostas atuais vão inviabilizar pequenos e médios produtores”, afirma Conchon.

O tema está sendo tratado em lives e nas Comissões Nacionais da CNA para informar federações, sindicatos e produtores rurais e alertá-los sobre os prejuízos que o aumento de impostos causará na produção de alimentos no Brasil.

“Se realmente essa reforma passar, da maneira como está sendo proposta, será um impacto muito grande na economia brasileira. Não sei se teremos condições de enfrentar isso”, disse o presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, Ênio Fernandes.

Durante a reunião também foram debatidos os Certificados de Descarbonização (CBios). Segundo Renato, existem dúvidas sobre a tributação do documento e o principal receio é de uma bitributação, que seria paga pelas usinas e pelos produtores. O assessor técnico da CNA, Rogério Avellar, e integrantes da Comissão também participaram das discussões.

Compartilhar
Artigo Relacionado
IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

usina rubi
Últimas NotíciasUsinas

Usina Rubi S.A. projeta alta de 7% na moagem da safra 2025/26

Inovação e sustentabilidade guiam o caminho da usina localiza em Goiás  A...

Últimas NotíciasUsinas

CRV Industrial abre diversas vagas de emprego para a safra 2025

Oportunidades são para o campo e a indústria A CRV Industrial, usina...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Rali do preço do açúcar bruto deve ter vida curta conforme oferta melhora

A recente alta de preços que levou os futuros do açúcar bruto...