Home Mercado Safra canavieira cresceu 2,4% no Norte e Nordeste
MercadoÚltimas Notícias

Safra canavieira cresceu 2,4% no Norte e Nordeste

Programa de Cana IAC, lançou uma nova versão da Régua Ambicana. A régua é uma ferramenta que reúne informações necessárias para que o produtor ou usina consiga calcular o potencial da produtividade média dos cinco cortes de seu canavial.
Compartilhar

Safra canavieira cresceu 2,4% no Norte e Nordeste

O volume de cana-de-açúcar processado no Norte e Nordeste na safra 2024-2025 manteve a trajetória de crescimento ao final da primeira quinzena de dezembro, alcançando 39,97 milhões de toneladas. Segundo dados da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), entidade que reúne 35 usinas sucroenergéticas em 11 estados brasileiros, a produção cresceu 2,4% até 15 de dezembro em relação ao mesmo período da safra anterior, com as usinas do Nordeste respondendo por 32,64 milhões de toneladas, ou 81,67% do total processado, enquanto as da região Norte atingiram 7,32 milhões de toneladas, ou 18,31% do total.

Com 65% da safra já realizada nas duas regiões, o atual ciclo agrícola foi marcado pela ausência de chuvas regulares, o que reduziu a projeção total de moagem na atual safra, de 63 para 62 milhões de toneladas. Entretanto, segundo o presidente-executivo da NovaBio, Renato Cunha, a seca trouxe uma concentração maior de Açúcar Total Recuperável (ATR) por tonelada de cana.

“Com isso, os níveis de sacarose extraídos da planta permitiram a fabricação de produtos finais em maior volume em comparação à safra anterior, especialmente nos casos do açúcar e etanol hidratado”, ressalta o executivo, que também preside o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar/PE).

Até 15 de dezembro, a produção de açúcar manteve o ritmo de crescimento e chegou a 2,51 milhões de toneladas, aumento de 15,1% ante as 2,18 milhões de toneladas produzidas em igual período da temporada 2023-2024. Na safra atual, o Nordeste deverá continuar a exportar aproximadamente 62% de sua produção açucareira pelos portos de Maceió (AL), Recife (PE), Suape (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN).

Da produção total de etanol no Norte e Nordeste em comparação com o mesmo período da moagem anterior, o hidratado, disponível nas bombas para abastecer veículos flex, registrou alta de 26,9%, atingindo 1,02 bilhão de litros contra 809 milhões de litros em 2023-2024. Já o anidro, que é misturado à gasolina, totalizou 612,6 milhões de litros, queda de 24,7% sobre os 813,2 milhões de litros fabricados no ciclo agrícola passado.

Para o presidente executivo da NovaBio, esta retração do anidro deve-se, fundamentalmente, à falta de regras que proporcionem maior competitividade ao biocombustível frente à gasolina. “Quando o mundo busca soluções sustentáveis para o setor de transporte não faz sentido que haja, no Brasil, um dos líderes globais na produção de etanol, imprevisibilidades na precificação de combustíveis”, pontua Cunha.

O presidente da NovaBio afirma que as usinas e a cadeia produtiva do setor acreditam numa expansão do mercado nacional do etanol anidro, com a consolidação de novos níveis de mistura na gasolina. “O aumento na mistura dos atuais 27% para 30%, previsto para o fim de março próximo, vai ampliar em mais de 11% o tamanho desse mercado, trazendo ainda mais sustentabilidade para a gasolina nacional”, concluiu.

O total de etanol produzido, somando-se os volumes de anidro e hidratado, apresentou crescimento de 1%, atingindo 1,63 bilhão de litros ante 1,62 bilhão de litros fabricados até o final da primeira quinzena de dezembro de 2023.

No mesmo período comparativo, o estoque físico de etanol, somados os 253,8 milhões de litros de hidratado e 217,6 milhões de litros de anidro, atingiu 471,4 milhões de litros, superior aos 436,3 milhões de litros armazenados na safra 2023-2024.

A produção de cana por estado até 15 de dezembro atingiu os seguintes patamares:

  • Amazonas 0,36 mi/t
  • Maranhão 2,14 mi/t
  • Pará 1,32 mi/t
  • Piauí 1,12 mi/t
  • Tocantins 2,36 mi/t
  • Alagoas 10,68 mi/t
  • Pernambuco 8,68 mi/t
  • Bahia 4,59 mi/t
  • Paraíba 4,84 mi/t
  • Rio Grande do Norte 2,42 mi/t
  • Sergipe 1,40 mi/t

Total até 15 de dezembro: 39,97 milhões de toneladas de cana.

Com informações da Novabio
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...