Conecte-se conosco
 

Mercado

Venda direta de etanol não reduzirá preço nas bombas

Publicado

em

A comercialização direta do etanol hidratado pelos produtores aos postos de combustíveis não deve modificar significativamente os preços para o consumidor.

Além disso, a maior parte dos postos de Minas possui contratos de exclusividade com os fornecedores, o que impede a aquisição. No Estado, o início das negociações diretas ainda depende de uma definição de como serão cobrados os impostos estaduais.

O comércio direto dos produtores e importadores do combustível renovável aos postos passou a vigorar esta semana, após o presidente Jair Bolsonaro editar medida provisória que antecipou a venda direta de etanol, dispensando a intermediação de distribuidores. O objetivo é reduzir os preços do etanol.

Para o presidente do Minaspetro, Carlos Guimarães, o setor recebe a notícia com um pouco de receio no que se refere à cobrança de impostos estaduais, que ainda não foi definida em Minas. Em relação às vendas diretas, a estimativa é que a medida não cause grandes impactos nos preços finais do combustível.

“Não acreditamos que a medida terá um impacto significativo no mercado. Em Minas, a maior parte dos postos, 55%, trabalha com bandeira e tem contratos de exclusividade”.Ainda segundo Guimarães, os demais 45% dos postos, que são bandeira branca e podem adquirir os combustíveis de qualquer fonte, terão custos com o transporte caso optem pela compra direta.

“A aquisição do combustível direto do produtor pode ser interessante nas regiões que estão próximas às usinas, mas é preciso iniciar o processo para avaliarmos. As distribuidoras compram grandes volumes e podem conseguir preços mais competitivos junto às usinas. Mas, na maior parte do Estado, a comercialização direta se torna inviável pela distância e pelos custos com o frete para transportar pequenos volumes de etanol. Em Belo Horizonte, por exemplo, não fará sentido um caminhão pequeno para buscar 10 mil litros. Hoje, o abastecimento pelas distribuidoras é feito em rodotrens, que possuem capacidade de transporte muito elevada”.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro), dependendo da região, a compra direta pode significar aumento dos custos para os postos já que serão em menores volumes e dependerá de transporte próprio.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading