Mapear as áreas de plantio mecanizado da cana-de-açúcar seria muito complicado sem o uso de tecnologia. Por isso, muitas usinas têm usado os VANTS (veículos aéreos não tripulados) nesse trabalho e têm tido um resultado muito eficiente. E foi pensando em como otimizar o uso desses equipamentos que a Sala de Tecnologia da Informação do 9º Congresso Nacional da Bioenergia vai promover uma palestra sobre o assunto.
O professor associado da USP e, renomado especialista no tema, Jó Ueyama, vai palestrar sobre o assunto no VII painel da Sala de TI, no segundo dia do evento (10 de novembro). Em entrevista à Agência UDOP de Notícias, ele explicou que existem várias frentes para otimizar as tarefas no mapeamento das plantações. Entre elas, encontrar a trajetória mais econômica para o VANT fazer este mapeamento. "Ajustar ou adaptar essa trajetória frente às condições climáticas operantes pode ser uma possibilidade de otimização do trabalho. Isso porque o VANT necessita otimizar o uso do combustível frente às condições e às áreas de mapeamento que podem ter formatos e relevos distintos".
Ueyama vai palestrar sobre "SmartAgroDrone – Provendo uma maior inteligência em drones para agricultura". Segundo o professor, há várias formas para atingir esse objetivo. Uma delas é explorando as abordagens de inteligência computacional como as redes neurais artificiais (RNAs). "A técnica da RNAs pode fazer como que o VANT aprenda a executar uma tarefa de acordo com os feedbacks que ele recebe dos sensores como, por exemplo, receber os dados das condições climáticas como temperatura, velocidade do vento e direção", explicou.
Devido aos bons resultados, o uso dos VANTS na agricultura tende a crescer nos próximos anos. Para o professor, os preços mais acessíveis dessa tecnologia vão contribuir para o crescimento da utilização dessa tecnologia. "Os computadores custavam o preço de um carro popular na década de 80, mas hoje em dia eles podem ser adquiridos por 10% do preço que custavam há 20, 30 anos. Assim, os VANTS vão "baratear" e o seu uso será amplamente explorado, como hoje é com os computadores", concluiu Ueyama. Para ver a programação completa da Sala de TI,
Programação
O Para saber mais sobre o evento, temas que serão abordados e palestrantes, acesse a página do Congresso Nacional da Bioenergia
Sorteio
Ao final do evento, como de costume, serão sorteados prêmios para os congressistas que estiverem presentes no evento. Neste ano, a empresa Tech 9 Inovações Tecnológicas doou um VANT para ser sorteado. Ele é equipado com GPS, motor, bateria, servos e software para navegação em português.
Inscrições
Neste ano a UniUDOP está oferecendo descontos especiais para fornecedores de cana-de-açúcar, através da parceria com a
Apoio e realização
O O Congresso também conta com o apoio institucional da Atuam como mídias parceiras:
Serviço: |
|
Patrícia Mendonça Fonte: Agência UDOP de Notícias |