A estimativa de fixação das usinas, com base em 30 de junho de 2018, aponta que 15.75 milhões de toneladas de açúcar da safra 2018/2019 já estavam fixadas até aquela data. Assumindo que o Brasil deve encerrar este ano safra com um volume de exportação d 23 milhões de toneladas de açúcar, então 68.49% da safra já estaria fixada.
O valor médio das fixações está em 13.98 centavos de dólar por libra-peso sem prêmio de polarização, equivalentes a 47.56 centavos de real por libra-peso. O valor médio de fixação da safra é de R$ 1.092.59 por tonelada equivalente FOB Santos, neste caso já incluso o prêmio de pol.
Comparativamente a anos anteriores, 68.49% neste mês de junho de 2018 é o mais baixo das últimas três safras e bem abaixo da média de fixação acumulada até o mês de junho, das últimas seis safras.
Como já foi comentado aqui anteriormente, acreditamos que uma das razões pelas quais vemos o mercado sem força de recuperação é devido ao atraso nas fixações por parte das usinas. Algumas atrasaram por razoes de crédito outras por acreditarem numa recuperação do mercado que nunca se materializou.
Fonte: Arnaldo Luiz Correa, da Archer Consulting