Home Sem categoria Solução para manutenção de moendas será apresentada na Fenasucro 2018
Sem categoria

Solução para manutenção de moendas será apresentada na Fenasucro 2018

Compartilhar

Devido ao contato direto com bagaço e caldo da cana, as moendas estão entre os equipamentos de usinas de açúcar e álcool que mais sofrem com a abrasão e corrosão.

A Quimatic Tapmatic apresentará na Fenasucro 2018 uma solução para proteger as guias da placa de desgaste da moenda e, assim, evitar paradas desnecessárias durante a safra.

A solução é obtida pelo uso da linha de resinas epóxi Plasteel, que forma uma camada de sacrifício de alta resistência sobre a peça. Ao serem protegidas pelo revestimento, as guias da placa de desgaste da moenda ganham maior vida útil. Outra vantagem é que se ocorrerem desgastes nesta camada de proteção, a reaplicação da resina se dá de forma rápida e prática, pela superfície aceitar bem os retoques.

“Com as resinas Plasteel, as usinas não perdem tempo com a troca das guias da placa de desgaste das moendas durante a safra. Cada parada para esta substituição costuma durar em média 8 horas devido à dificuldade de acesso, tempo para remoção, preparação e reinstalação”, explica Jonas Guimarães, gerente comercial da Quimatic Tapmatic. “Ao aplicar a camada de sacrifício, as usinas conquistam maior economia e produtividade, já que haverá menor número de paradas para reparos, além de redução de gastos com peças de reposição.”

Devido a estas vantagens, a linha Plasteel passou a fazer parte da manutenção preventiva e corretiva de usinas em todo o País. A camada de sacrifício em guias de placa de desgaste de moenda é feita em duas etapas: primeiro aplica-se a resina Plasteel Cerâmico Pintável Azul como primer e, depois, Plasteel Diamantado.

Plasteel Cerâmico Pintável Azul oferece proteção contra o ataque químico e corrosão. O seu acabamento liso e vitrificado melhora o fluxo e aumenta o rendimento mecânico dos equipamentos.

Já Plasteel Diamantado é um revestimento reforçado com microesferas inertes especiais de altíssima dureza, que confere à superfície dureza e resistência à abrasão semelhante a do diamante.

Além do uso em guias da placa de desgaste de moendas, as resinas Plasteel também são indicadas para outros componentes da moenda: revestimento dos castelos contra corrosão; e de suportes, pentes e balanças da bagaceira, colarinho (calha), flanges, entre outras peças do equipamento.

Isentos de compostos orgânicos voláteis, os produtos da linha Plasteel são ecologicamente corretos, fáceis de aplicar e estão disponíveis em revendas de todo o país. O estande da Quimatic Tapmatic na Fenasucro é o de número B15.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...