O Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita), que está sendo ampliado pela VLI na Baixada Santista, finalizou na última quarta-feira (15) o primeiro embarque de navio de açúcar de sua história. A embarcação MV Andia atracou no terminal no último domingo (12) e desde então começou a receber 36 mil toneladas do produto da Bunge, uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do país.
Apesar de ser o primeiro teste com açúcar, este é o quinto embarque operado pelo terminal neste ano. Nos demais, foram embarcadas cargas de milho e soja, realizadas em janeiro e começo de fevereiro.
“O primeiro embarque de açúcar é mais uma etapa importante do nosso plano e demonstra que estamos preparados para o recebimento das principais commodities do Brasil. Em todas as operações conseguimos realizar taxas de embarque relevantes e estamos confiantes que o Tiplam vai contribuir muito para o escoamento desta e das próximas safras”, comenta o diretor comercial da VLI, Fabiano Lorenzi.
"Essa é uma importante rota de escoamento para o agronegócio e representa um marco para nós, da Bunge Brasil, nossos parceiros e toda a cadeia do açúcar", ressalta Ricardo Carvalho, Diretor Comercial de Açúcar e Bioenergia da Bunge Brasil.
O Tiplam começou a ser ampliado pela VLI em 2013. O projeto, de R$ 2,7 bilhões, encontra-se em estágio final das obras, com 96% da expansão concluída, e a previsão de entrega total é para o primeiro semestre deste ano. Quando estiver totalmente pronto e operando em sua capacidade máxima, o terminal terá envergadura para movimentar 14,5 milhões de toneladas de produtos por ano, sendo 5 milhões de grãos, 4,5 milhões de açúcar e 5 milhões de fertilizantes. Atualmente, o Tiplam movimenta cerca 2,5 milhões de toneladas de produtos importados, como enxofre e fertilizante. Além disso, toda a amônia importada pelo Brasil chega ao país pelo Tiplam.
O embarque de cargas realizado pelo Tiplam é o desfecho da uma cadeia logística de alta performance criada pela VLI no Corredor Centro-Sudeste, uma importante rota de escoamento de granéis agrícolas. Esta cadeia começa nos terminais integradores de Guará (açúcar) e Uberaba (grãos e açúcar), que recebem e encaminham pela Ferrovia Centro-Atlântica a safra das principais regiões produtoras do país como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, e que tem como destino o Tiplam. Os investimentos neste corredor chegam a R$ 4 bilhões.
Essa integração, somada a soluções logísticas implementadas no Tiplam, possibilitam que a redução no tempo total da cadeia – desde o carregamento no terminal de transbordo até o descarregamento no porto – chegue a 70%. Essas soluções contam com dispositivos como a moega ferroviária, utilizada para o descarregamento dos trens e que já está em operação. A moega é uma estrutura de 14 metros que tem sua maior parte sob à linha férrea, abaixo do nível do mar. Chegada a composição, os vagões são abertos por baixo e a carga é descarregada, sendo direcionada pelas correias transportadoras até os armazéns ou diretamente para os navios. Outra estrutura que possibilita agilidade no acesso ao terminal é a pera ferroviária, uma solução logística em que a linha férrea é instalada em formato circular, o que permite o transbordo das cargas sem a necessidade de desmembramento do trem, aumentando a eficiência das manobras de entrada e saída dos terminais e reduzindo o tempo de descarga das composições férreas.
Estrutura
Com previsão de ser entregue totalmente no primeiro semestre de 2017, o Tiplam contará com grande infraestrutura para armazenagem de produtos, além de carregamento, descarregamento e atracação de navios. Serão quatro berços de atracação, sendo um para embarque de açúcar, um para embarque de grãos e dois para descarga de fertilizantes. Além disso, o terminal conta hoje com dois pátios para fertilizantes, com capacidade para 60 mil e 66 mil toneladas. Quando estiver totalmente concluído, o Tiplam terá dois para armazéns de grãos, um de açúcar e outro que pode abrigar tanto açúcar quanto grãos.
Veja um vídeo sobre o 1º embarque de açúcar em: https://youtu.be/wrHYf8EWGOI