Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Funai apoia plantio de cana-de-açúcar e abacaxi em comunidade indígena

Publicado

em

O plantio de  cana-de-açúcar e abacaxi na Aldeia Três Buritis, localizada no Parque do Xingu, MT, vem sendo apoiada pela Coordenação Regional do Xingu, unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) no município de Canarana, MT.

Com a renda obtida na comercialização dos abacaxis e do melado extraído da cana-de-açúcar, a comunidade tem alcançado autonomia e melhorado as condições de vida na aldeia.

A Funai vem dando suporte à iniciativa por meio do acompanhamento, orientação técnica e envio de recursos e combustível para contribuir com as atividades rotineiras de lavoura, bem como ampliação e otimização do plantio.

Segundo a Funai, atualmente os indígenas da etnia Kaiabi-Kawaiwete cultivam 8 mil pés de abacaxi e 5 mil covas de cana-de-açúcar. A cultura é desenvolvida pelos próprios membros da comunidade, e conta ainda o apoio de parceiros como a Prefeitura de Querência.

De acordo com o coordenador da CR Xingu, Gleiky Magalhães, mesmo com os desafios impostos pela pandemia de covid-19, a unidade vem conseguindo atender diversas demandas das comunidades da região na área de etno desenvolvimento.

“Temos conseguido entender melhor as necessidades de cada aldeia e contribuído cada vez mais com ações como essa da Aldeia Três Buritis, que proporciona geração de renda e dignidade às famílias indígenas”, salienta o coordenador.

De acordo com o cacique Tapi Kaiabi, a comunidade tem especialidade no cultivo desde sempre. A liderança ressalta que a agricultura faz parte da cultura indígena, e que o aprimoramento das atividades agrícolas na aldeia teve início em 2018, quando a comunidade decidiu aperfeiçoar a maneira de produzir.

“Queremos ampliar a área de plantio e melhorar nossa produção para, em breve, aumentar a quantidade de produtos para consumo interno e comercialização”, destaca o cacique.

Com informações da Assessoria de Comunicação/Funai

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading