REDAÇÃO RPANEWS – O consumo de etanol continua em alta. De acordo com os dados da UNICA (União da Indústria da Cana-de-açúcar), o volume total de etanol comercializado pelas unidades produtoras do Centro-Sul no mercado interno atingiu 2,85 bilhões de l em maio, um crescimento de 50,64% na comparação com o volume registrado em igual período de 2018.
As vendas de hidratado no mercado interno se destacaram mais uma vez, atingindo 2,05 bilhões de litros. Segundo a entidade, esse volume representa um novo recorde nas vendas do biocombustível para o mês de maio.
O crescimento de 53,19% nas vendas mensais de hidratado também incorpora o impacto da greve dos caminhoneiros que interrompeu as atividades de produção e vendas por alguns dias nesse período no ano passado.
O volume de etanol anidro direcionado ao mercado interno, por sua vez, alcançou 805,33 milhões de l em maio, registrando aumento de 44,5% em relação aos 557,20 milhões vendidos no mesmo mês de 2018.
Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA, explica que o resultado histórico decorre da competitividade do hidratado frente à gasolina e da recomposição dos estoques operacionais dos distribuidores e nos dutos.
“No caso do etanol anidro, é oportuno mencionar que a maior entrega do biocombustível pelas unidades produtoras também foi influenciada pela redução da importação de etanol, ampliação da operação de cabotagem e das transferências para atendimento da demanda na região Norte-Nordeste”, acrescenta.
Acumulado da safra 2019/20
No acumulado da safra, as vendas de etanol pelo Centro-Sul somaram 5,51 bilhões de l – 3,91 bilhões de hidratado e 1,60 bilhão de anidro.
Deste total, 203,89 milhões de l foram para exportação e 5,31 bilhões para o mercado interno – com destaque para as vendas domésticas de hidratado que registraram aumento acumulado de 44,65% sobre o último ano safra.