Home Agrícola Congresso derruba veto presidencial e CBios terão alíquota especial
AgrícolaBioenergiaIndústriaMercadoUsinas

Congresso derruba veto presidencial e CBios terão alíquota especial

Compartilhar

O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro da alíquota especial de 15% sobre a receita dos CBios (Créditos de Descarbonização) criados a partir do RenovaBio – Política Nacional de Biocombustíveis.

O assunto era um pleito importante do setor desde o mês de abril quando o governo vetou o artigo 60 da Medida Provisória 897/2019, de autoria do deputado federal Arnaldo Jardim que propunha a alíquota especial de 15% sobre os CBios.

O próprio deputado, que preside a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético, celebrou a derrubada do veto em suas redes sociais. “Derrubamos hoje na Câmara e no Senado o veto presidencial à alíquota especial de 15% sobre a receita com a emissão de CBios”, disse Jardim.

De acordo com ele, o veto vem após a grande mobilização feita nos últimos meses com parlamentares, produtores e diversas entidades do setor de biocombustíveis para mostrar a importância dessa taxação. “Vencemos mais um obstáculo à plena implementação da Política Nacional de Biocombustíveis, o RenovaBio”, acrescentou.

Para o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS) André Rocha a derrubada do veto é parte de um importante trabalho que envolveu inúmeras bancadas políticas de vários estados e representantes de entidades do setor.

A instituição do CBio possibilitará que transações entre produtores e distribuidoras de combustíveis ocorram, permitindo a mensuração e, principalmente, monetização de todo o esforço em evitar a emissão de Gases Efeito Estufa (GEE). Trata-se de um importante aliado no esforço brasileiro de descarbonizar sua matriz energética, remunerando aqueles que produzem energia limpa e renovável em detrimento daqueles que poluem.

RenovaBio

O RenovaBio criou metas de descarbonização individuais a cada ano aos setores poluidores, como as distribuidoras de combustíveis fósseis, por exemplo. Para cumprir essas metas, é preciso comprar os créditos, que, desde abril, já são comercializados na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

“No médio e no longo prazo, o RenovaBio promoverá o aumento na geração de emprego e renda, a redução dos preços do produto para o consumidor e o combate aos efeitos do aquecimento global”, finalizou o deputado presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor.

André Rocha por sua vez destacou que todo o processo contou com o apoio do próprio Governo e afirmou o “combinado firmado com Governo Federal, até porque, nosso objetivo é de somar e construir juntos”, concluiu.

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
açucar
AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar recua com dólar forte e maior oferta no Brasi

Mercado acompanha avanço da moagem no Centro-Sul e valorização da moeda norte-americana,...

Últimas NotíciasAçúcarMercado

Açúcar dispara com perspectiva de déficits globais e menor oferta no mercado internacional

Preços avançam em Nova York e Londres diante de projeções de déficit...

DestaqueAgrícolaÚltimas Notícias

Tereos amplia aplicação localizada de vinhaça e avança em projetos de otimização operacional

Companhia registra crescimento da área tratada com vinhaça localizada e testa soluções...

açúcar
AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar avança com perspectiva de déficit global e menor oferta no mercado internacional

StoneX projeta déficit global na safra 2026/27, enquanto menor produção no Brasil...