Home Açúcar Açúcar: clima, crise energética e volume final de cana no Brasil impactam cotações
AçúcarDestaque

Açúcar: clima, crise energética e volume final de cana no Brasil impactam cotações

Açúcar
Compartilhar

No mês de outubro as atenções do mercado de açúcar serão divididas entre o final da safra no Centro-Sul e o início da safra do Hemisfério Norte. No primeiro caso, segundo os analistas do Itaú BBA, o foco será sobre o volume final de cana disponível no campo e a produção de açúcar, que com o início do período mais chuvoso pode dificultar a produção do adoçante.

O início das safras na Índia e na Tailândia foram postergados em consequência das chuvas que atingiram os países na primeira semana de outubro. Nas lavouras indianas, o principal polo produtor de cana, a região de Maharashtra, foi atingida por um ciclone e amentou o volume de precipitações. Já na Tailândia as chuvas causaram inundações em grande parte do país atingindo também as áreas de cana.

“No Hemisfério Norte, o calendário de safra ficará em evidência, pois o atraso no início da temporada na Índia e na Tailândia pode apertar o período de colheita, já que os dois países estimam aumento no volume de cana comparado com a safra anterior”, afirmam os especialistas do banco.

Ainda de acordo com eles, é preciso acompanhar o desenvolvimento da produção nessas duas regiões uma vez que o balanço global de oferta e demanda para a safra 2021/22, que teve início em outubro de 2021, já é estimado para apresentar déficit de 1 milhão de toneladas, o que sugere que qualquer eventualidade que possa diminuir o volume de produção de açúcar poderá abrir espaço para aumentos adicionais da cotação.

Clima e crise energética podem impactar

De acordo com os dados do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration),.no tocante ao clima, a probabilidade de ocorrer o fenômeno La Niña nos próximos meses está entre 70% a 80%

No Brasil, o fenômeno está atrelado à chuvas abaixo da média no Sul do país, porém podem interferir nas precipitações sobre o cinturão canavieiro. Em contrapartida, no Hemisfério Norte, o fenômeno climático eleva os volumes de precipitações, que neste momento poderão prejudicar a colheita.

Segundo os analistas do Itaú BBA, a crise energética na China e na Índia também pode repercutir indiretamente no setor sucroenergético. No Brasil, o principal impacto poderá ser a disponibilidade de insumos, pois os dois países são importantes produtores mundiais de fertilizantes e defensivos e exportam grande volume para o país, o que poderá aumentar os custos de produção.

No caso da Índia, a elevação dos preços dos combustíveis fósseis pode ser um fator adicional de estímulo ao aumento da produção de etanol e direcionar maior volume do excedente de açúcar do país para o biocombustível.

Açúcar: cotações tem alta de 10,2%

No acumulado de agosto até o início de outubro as cotações de açúcar apresentaram altas na bolsa de Nova Iorque. O contrato de março/22 fechou a sexta-feira (8/10) em cUSD 20,29/lp, alta de 2,3% comparado com a última cotação do mês de agosto.

A elevação dos preços de NY e a valorização do dólar frente ao real fizeram com que as cotações no primeiro vencimento atingissem os R$ 2.609/t (8/10), representando um aumento de 10,2% comparado também com o último dia agosto.

No último dia de setembro houve a expiração da tela de outubro/21 e os volumes de açúcar entregues na bolsa foram pouco expressivos comparado com as últimas expirações, cerca de 225 mil toneladas, contrariando as expectativas do mercado.

O volume acumulado da moagem chegou aos 430 milhões de toneladas até a 1ª quinzena de setembro na região Centro-Sul, o que representou queda de 6,6% frente ao mesmo período da safra 2020/21. Em relação ao açúcar, o volume total produzido foi de 26,8 milhões de toneladas, redução de 8,8% no mesmo período, segundo o último relatório da Unica.

Natália Cherubin com informações Itaú BBA

Compartilhar

Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
AçúcarÚltimas Notícias

Açúcar cristal recua pela terceira semana em São Paulo, pressionado pelo perfil de qualidade do produto

O mercado paulista de açúcar cristal branco voltou a registrar queda de...

Últimas NotíciasDestaque

Produtividade da cana-de-açúcar em dezembro cresce 26,6% no Centro-Sul

Média de produtividade alcançou 73,4 toneladas por hectare nesta safra, contra 58...

Últimas NotíciasDestaque

Milho: produção recorde em 2025 derruba preços e etanol amplia consumo no Brasil

Ampla oferta global de milho pressionou cotações ao longo do ano, enquanto...

AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

Safra 2026/27: decisões antecipadas sobre solo e nutrição definem produtividade e longevidade da cana

Planejamento varietal, construção do perfil do solo e integração entre nutrição química...