Home Mercado Doria recua e suspende ajuste fiscal após pressão do agronegócio
MercadoNegócios

Doria recua e suspende ajuste fiscal após pressão do agronegócio

Compartilhar

Após pressão do agronegócio, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recuou e suspendeu na noite desta quarta-feira, 6, o corte de benefícios fiscais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para alimentos e medicamentos genéricos. A medida é uma demanda de produtores rurais, que tinham marcado protestos em 200 cidades contra o aumento da cobrança.

Em nota, o governo de São Paulo justificou o recuo afirmando que a mudança nas alíquotas do imposto em 2021 e 2022 foi proposta em agosto do ano passado, quando as internações e mortes por causa da covid-19 estavam em queda, em comparação ao período de pico. “Contudo, atualmente os indicadores apontam para novo aumento e uma segunda onda da doença”, diz o texto.

“A redução de benefícios do ICMS poderia causar aumento no preço de diversos alimentos e medicamentos genéricos, principalmente para a população de baixa renda”, afirmou Doria.

Os produtores pressionaram o governo pela isenção na cobrança do imposto sobre combustíveis e insumos, como adubo e sementes. Eles dizem que o aumento do ICMS sobre esses produtos deve causar alta no preço dos alimentos, mesmo após a promessa de barrar a cobrança nas cestas básicas de alimentos e de remédios.

A intenção dos protestos marcados para quinta-feira, 7 , segundo organizadores, era tentar convencer o governador a reverter parte das cobranças. Além disso, os organizadores querem sensibilizar a população sobre o motivo de um eventual aumento de preços.

Representantes do setor dizem que os produtores “sentem-se traídos” pelo governo e por deputados estaduais alinhados ao agronegócio que autorizaram o ajuste no imposto.

A permissão para o corte de benefícios ocorreu com a aprovação do pacote de ajuste fiscal na Assembleia Legislativa, em outubro. Para ter efeito, no entanto, o governador deve editar decretos que cortam os benefícios fiscais para cada setor.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasMercado

Etanol cai até 7% em SP com avanço da safra e maior oferta no mercado spot

Queda nos preços do hidratado e do anidro reflete início das operações...

açucar
MercadoAçúcarÚltimas Notícias

Açúcar recua e se estabiliza próximo às mínimas de 5,5 anos com pressão de oferta global

Os preços do açúcar operam próximos das mínimas de 5,5 anos, refletindo...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar: alta do crude impulsiona etanol e provoca ajuste técnico nos futuros

Alta do crude impulsiona etanol e provoca ajuste técnico nos futuros do...

açucar
AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Excedentes globais pressionam açúcar e levam NY a mínima de 5 anos e meio

Aumento da produção de açúcar na Índia e Brasil, e perspectiva de...