Home Sem categoria Etanol: faturamento de usinas cai pela metade
Sem categoria

Etanol: faturamento de usinas cai pela metade

Mato Grosso é o 2º estado com o menor preço médio de venda do etanol do Brasil, mesmo com as últimas altas no valor desse combustível.
Compartilhar

O faturamento com as vendas de etanol nas usinas da região Centro-Sul, que respondem por cerca de 90% da produção de cana-de-açúcar do país, caiu pela metade no início da safra 2020/2021, segundo a Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar).

Leia também: Mais de 85 usinas de cana-de-açúcar podem fechar no Brasil

A entidade não divulgou valores financeiros absolutos, mas confirmou que a queda na comercialização chegou a 34,8%, mesmo com uma produção em alta na primeira quinzena de abril.

A Unica associa o resultado à baixa demanda pelo combustível, causada pela menor circulação de pessoas na pandemia da Covid-19, bem como à guerra comercial entre Arábia Saudita, que derrubou o preço do barril do petróleo no mercado internacional e, consequentemente, da gasolina, concorrente do derivado da cana nos postos.

A baixa nos preços do produto, que saiu até 26% mais barato das usinas do estado de São Paulo, beneficia os consumidores, que chegaram a pagar preços recordes durante a entressafra.

Por outro lado, de acordo com a entidade, há o risco de um colapso nas atividades do setor sucroenergético por conta da redução do faturamento. Com isso, autoridades do setor defender a adoção de medidas emergenciais por parte do governo federal.

No final de abril, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, voltou a defender o aumento da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) da gasolina como uma forma de tentar ajudar o setor de etanol.

O tributo federal, que pode ser usado para estabilizar o preço da gasolina, hoje é de R$ 0,10 por litro do derivado do petróleo.


Mas. Desse modo. Mas. Mas. Desse modo. Mas. Desse modo. Mas. Desse modo. 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...