Destaque
Produção de Etanol desviará até 6 milhões de t de açúcar na Índia
O anúncio feito pelo governo da Índia, da expansão da produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, com a expectativa de ter uma frota com carros movidos à etanol, poderá elevar o custo global do açúcar.
O plano de acelerar o programa de etanol no país desviará até 6 milhões de toneladas de açúcar para a produção do combustível anualmente até 2025, de acordo com o Ministério da Alimentação da Índia, o que corresponde a quase todo o volume que o país exporta atualmente para o mercado global.
Em junho deste ano, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, anunciou a meta de misturar 20% de etanol à gasolina até 2025, cinco anos antes do planejado com a expectativa de reduzir a poluição do ar, a importação de petróleo e o superávit de açúcar doméstico, trazendo ainda maior investimento nas áreas rurais.
Segundo Rahil Shaikh, diretor-gerente da trading Meir Commodities India, conforme divulgado pela Bloomberg, é uma boa notícia para o mundo se a Índia desviar açúcar , para produzir mais etanol, pois isso reduzirá o superávit global.
“Mas, no futuro, se houver uma demanda maior, alguns países como a Índia terão que expandir a área plantada de cana”, disse à Bloomberg.
Para cumprir a meta de 2025, a Índia terá que quase triplicar a produção de etanol, para cerca de 10 bilhões de litros por ano, segundo o secretário de Petróleo do país, Tarun Kapoor. A meta exigirá investimento de US$ 7 bilhões, e o desafio seria criar o tipo de capacidade necessária em um curto período de três a quatro anos.
O governo está oferecendo apoio financeiro às usinas de açúcar para instalar ou expandir suas destilarias. Empresas como a Balrampur Chini Mills deixarão de produzir açúcar em algumas usinas e começarão a processar caldo de cana para fabricar etanol.
Com informações da Bloomberg.
Cadastre-se e receba nossa newsletter