Home Agrícola Cana-de-açúcar: consultoria é a única que não fala em quebra da safra
AgrícolaDestaqueIndústriaMercadoUsinas

Cana-de-açúcar: consultoria é a única que não fala em quebra da safra

Colheita cana-de-açúcar (Foto/Ilustração)
Compartilhar

A Safras & Mercado é a única consultoria e agência de inteligência que segue não falando em quebra da safra de cana na temporada que oficialmente começa em 1º de abril. E com mais açúcar também.

Hoje, a maioria das análises estimam até 4% de queda da matéria-prima sobre as pouco mais de 597 milhões de toneladas moídas na até janeiro, segundo a Unica (associação setorial do Centro-Sul).

Todavia, a empresa crava um patamar levemente superior a 600 milhões/t (fora Nordeste, cuja safra é no segundo semestre) para o ciclo 21/22. Por este fundamento, não haveria, para a Safras, reforço de alta nos contratos futuros do açúcar em Nova York, além dos patamares vigentes nesta entressafra, em torno dos 16.30 centavos de dólar por libra-peso no março (sai da tela esta semana).

A quebra das lavouras está sendo atribuída à seca do segundo semestre de 2020, mas o analista Maurício Muruci, coloca em dúvida. “Está chovendo bem desde início de novembro”, diz, fator que demostra capacidade de recuperação.

Além disso, o analista destaca que os dias de sol também estão bastantes regulares neste verão, outro ponto importante para o desenvolvimento da cana, que necessita de água e radiação bem distribuídas.

Da produção de açúcar, a projeção de Muruci é de 43,5 milhões/t, aqui entrando o Nordeste. Centro-Sul ficaria em 40 milhões/t. Outro fundamento de pressão sobre as cotações da commodity.

A Unica, por exemplo, destacou pouco acima de 38 milhões/t na safra 20/21, de Goiás ao Paraná. E já com Índia sendo apreciada com superávit na temporada que começa em outubro.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

XP reduz projeção de moagem de cana do Centro-Sul para 626 milhões de t

Análise divulgada em setembro também corta estimativas para produção de açúcar e...

Últimas NotíciasMercado

Chuvas afetam oferta de açúcar e etanol no Centro-Sul

Cepea aponta queda recente do hidratado em São Paulo, enquanto menor produção...

Últimas NotíciasDestaqueOpiniãoPopular

O evangelho e o aprendizado profissional

A parábola dos talentos e você por Renato Fazzolari É interessante como...

açucar
Últimas NotíciasMercado

Oferta restrita mantém açúcar cristal em alta em São Paulo

Menor disponibilidade no mercado spot, atraso na colheita e mix favorável ao...