Home Destaque Índia quer antecipar decisão que pode favorece etanol brasileiro
DestaqueIndústriaMercadoNegóciosSem categoria

Índia quer antecipar decisão que pode favorece etanol brasileiro

Compartilhar

O governo indiano está propondo antecipar o prazo para a mistura de 20% de etanol à gasolina, anunciado anteriormente para ocorrer apenas em 2030. De acordo com o jornal Times Of India, o prazo poderá ser antecipado para 2025 ou mesmo para o início de 2023. A ideia é permitir que as usinas de açúcar convertam seu excesso de cana ou açúcar para produzir uma maior quantidade de etanol, necessária para mistura com gasolina.

O governo havia fixado anteriormente uma meta de 10% de etanol na mistura com a gasolina até 2022 e pretendia chegar a 20% somente em 2030. No entanto, o plano agora é que migre diretamente para os 20%.

O avanço da data também está sendo analisando porque a Índia não será capaz de estender os subisidios financeiros para a venda e o transporte do excesso de açúcar para além de 2023, de acordo com as condições da OMC (Organização Mundial do Comércio).

Expandir o uso do excesso açúcar para produzir etanol forneceria receita alternativa para os produtores de cana, aumentando também o uso dos biocombustíveis nos automóveis, setor que vai ajudar o governo com as iniciativas verdes.

Como parte de um plano reformulado sobre biocombustíveis, o ministério do transporte rodoviário e rodovias já publicou o rascunho da notificação para introdução da adoção do combustível E20.

Além de facilitar adoção de um combustível verde, a mistura E20 também deverá reduzir os altos gastos da Índia com importação de petróleo bruto. Isto também deve impulsionar a economia do etanol.

De acordo com o professor da FEA/USP, consultor e especialista em agronegócio, Marcos Fava Neves, este seria o maior presente de Natal para o setor de cana.
“Se a Índia realmente puxar a meta de adicionar 20% de etanol na gasolina de 2030 para 2025 ou até 2023, entraremos em melhor fase no mercado internacional de açúcar”, afirmou.
Por Natália Cherubin, com informações traduzidas da Times of India

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas NotíciasDestaque

Usinas goianas adotam postura conservadora para 2026/27 após safra 25/26 com ATR abaixo do planejado

Usinas Rubi e CRV de Goiás mantêm base agrícola estável, priorizam eficiência...

DestaqueÚltimas Notícias

S&P revisa perspectiva da Cosan para negativa após rebaixamento da Raízen

Agência mantém rating ‘BB’ da holding e afirma que impactos imediatos são...